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Estamos observando há algum tempo que desde que o mercado do Marketing Digital veio com força total, existe certa ilusão de que é a mola propulsora para geração de negócios, e que a venda será uma consequência natural. Ou seja, concretiza-se o milagre e todos os leads serão convertidos em vendas.
Mas o que ocorre na prática não é bem assim, claro que o Marketing Digital hoje é o que movimenta tudo, sabemos que até 2021 haverá 2,3 bilhões de consumidores digitais e que teremos que falar com eles, sermos relevantes e sabermos o que oferecer, porque são críticos e tem o poder em seus dedos para nos tirarem de suas telas a hora que bem entenderem.
Sim, a web nos favorece em estratégias ágeis e com mais facilidade de mensurar resultados, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações. Porém, constatamos que existe um problema de autoconfiança exacerbada pelas empresas, esperando que as estratégias como Search Engine Optimization, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo entre outros resolverão tudo, investindo apenas nas ferramentas a tecnologia por si só realizará todo o trabalho, inclusive o de conversão dos leads. E não é isso que ocorre, os lead´s gerados nem sempre possuem a qualidade esperada para uma conversão, ou mesmo no processo de venda não é dada a continuidade correta para a conversão desses leads, e as empresas não estão conseguindo gerar negócios na proporção exponencial que desejam, porque esse foi o “milagre prometido”, muitos leads chegando em seu funil de vendas.
Mas vamos pensar nas seguintes questões, para entender se estamos incorrendo em alguns erros na empresa:
- Seu processo de inbound está estruturado para que as ações ocorram de forma assertiva?
- As áreas de marketing e vendas estão alinhadas e integradas nesse processo para que ocorra a passagem de bastão?
- Está claro que há uma inteligência de atração baseada no core-business da empresa ou está se seguindo apenas o que foi indicado pela ferramenta que operacionaliza a estratégia, e está se esquecendo dos processos e ações para consolidar a estratégia definida?
- Seus conteúdos são relevantes para facilitar e ajudar seu cliente/prospect a te encontrar?
- A equipe está treinada/desenvolvida para essa nova forma de operação?
Marketing Digital não é receita de bolo, é cultura organizacional e envolvimento da equipe na estratégia definida pela empresa. Então, cuide para não criar apenas um e-book e achar que os leads começarão a surgir em seu funil de vendas.
E como obter melhores resultados na geração de negócios?
O ideal é que as empresas em vez de saírem realizando ações que “acreditam” ser o melhor modelo, devem antes analisar seu produto, o mercado que está inserido e o seu público alvo.
Levar em consideração o seu propósito como empresa, ajuda muito na questão de desenvolver um plano de ação condizente e mais assertivo nas escolhas das estratégias digitais, e o momento de desenvolver cada uma delas. Com um estudo mais aprofundado, ficam mais lógico as escolhas de ações do inbound e o outbound para sua estratégia de atuação.
Além dos fatores acima, também existe a necessidade de avaliar e rever: processos, tecnologias e pessoas, no desenvolvimento das ações desde a atração até a conversão dos lead´s.
As colocações acima são com certeza um caminho para uma inteligência de mercado mais apurada. Com um olhar focado no todo e não apenas em uma única ação de atração ou conversão, fará toda a diferença para o seu negócio. E também é fundamental atuar com uma cultura organizacional direcionada a uma estratégia integrada de comunicação eficiente e pensada para o seu público.
Uma marca que sabe que o seu papel é ajudar o seu cliente e não apenas repassar adiante o seu produto ou serviço, terá um valor percebido sempre muito maior no mercado que atua.